pR6nitSNH08tQNpWPA5eZO9DQjdlskzknDPg03Ak5Q0=all-head-content'/> QUARTIER LATIN: Os enteados da Nação

domingo, 4 de janeiro de 2009

Os enteados da Nação



Na verdade, ninguém está verdadeiramente interessado em saber porque é que os funcionários públicos são tidos pelo que são.
Se estivermos em dia sim e tomados de complacência, vemo-los como uns pobres diabos.
São aqueles cromos queirosianos de sempre, alheados de qualquer chama, brio ou ambição. Uns mangas-de-alapaca empedernidos e previsíveis, tecnicamente desclassificados e com cara de fraco ordenado (que em absoluto merecem).
Mas se estivermos em dia não e tomados pelos azeites, o julgamento enfurece-se e vemo-los com as cores fortes de uma caricatura de Bordalo.
São os agentes do atraso nacional; a corja de incompetentes do costume; os oportunistas com ideário de pacotilha, corruptos no abuso do erário público e bafejados pela sorte imerecida de um dolce far'niente que o tesouro nacional sustenta.

Não vale a pena remar contra a maré!
É uma vexata questio que reproduz o timbre das nossas relações com o Estado, enquanto cidadãos.

Mas o facto é que quem por lá está- ou esteve - sabe bem como as coisas são na realidade.
Um universo laboral igual a muitos outros, onde coexistem bons e maus profissionais; possuídos de espírito de missão ou puro mercenariado; gente brilhante ou de uma limitação confrangedora; homens e mulheres sérios e menos sérios.
E quem por lá está sabe também que isto acontece a qualquer nível.
Quer quanto aos trabalhadores, quer quanto aos directores e sub-directores gerais nomeados pelos governos. Porque se estes lá calharam, muitas vezes pelos melhores motivos (vg, a competência técnica), não se livram de dividir os poderes com as criaturas mais incapazes e oportunistas que pode haver.

Cá de fora gostamos, apesar de tudo, de separar as águas. E julgar os políticos enquanto tal; e os funcionários na medida das suas aptidões.
Ora, na verdade, nada há de mais errado.
Porque o facto é que o Estado mistura inexoravelmente as duas máquinas: a política e a administrativa.
Mas mistura de forma bem diferente do que pensamos.